15.4.05

A (in)ACIDENTAL IGNORÂNCIA

O blogue dito O Acidental diz-se de direita - e está no seu direito.
O blogue dito O Acidental quer enquadrar a sua afirmação de fé numa presunção de exclusividade redentora - e não tem razão nem direito a tal.

Acresce que o blogue dito O Acidental num ajuntamento de argumentos, algo imberbes, explanados por José Bourbon, ensaia uma proto-teoria política sobre o que é ser de direita:
«Quem é de Direita é de Direita, não é de Centro nem de Centro-Direita. Somos de Direita! Não bebemos meios whisky ? ou bebemos um whisky ou não bebemos -, não fumamos cigarros Light ? ou fumamos ou não fumamos -, não comemos meios pratos ? ou comemos uma dose ou não comemos? entendem

Esmagado pelo inestimável valor intelectual destas razões - a direita blogosféria nunca mais será a mesma! -, resolvi analisar um pouco mais aquela pérola que a benovolência de Bourbon nos quis deixar.
A certo passo leio assim:
«a Direita perdeu há muito tempo a batalha cultural em Portugal. A esquerda domina os Media; a esquerda domina a literatura (com a honrosa excepção de Agostina); a esquerda domina a produção teatral e cinematográfica
Agostina??? Agostina!!!???
Quem é a tal «honrosa excepção»? Quem conseguiu seduzir o espírito exclusivista de prato cheio e de horror aos cigarros Light que, pelos vistos, é apanágio de Bourbon, dos seus Acidentais e de todo o verdadeiro direitista?

Por breves momentos surgiu-me a terrível suspeita que Bourbon falava de Agustina Bessa Luís.
Mas não pode ser. Porque quem quer que tenha lido, ao ponto de a citar, não iria trocar o seu nome desta forma tão ligeira.
A não ser que a tenha citado sem nunca a ter lido. Será que Bourbon conhece Agustina? Tê-la-á referido sem saber quem é? Será que Bourbon fala do que não sabe?

Em boa verdade, a sua definição acerca do é ser de direita não abonava muito em favor da idoneidade cultural de Bourbon.
Mas fui investigar. E descobri a tal «honrosa excepção»: trata-se da poetisa Agostina Akemi Sasaoka.
Afinal é Akemi Sasaoka que desequilibra frontalmente o nosso panorama cultural para o lado da direita bourbónica. Evidentemente, Bourbon falou e conhecia - era a SASAOKA e não a LUÍS.
Estou esclarecido.