8.8.05

Liberalismo político e a predisposição liberal

Caro TM,

Alguns comentários:

1. A posição que considera sui generis é partilhada por um conjunto razoável de autores que vêem o liberalismo como uma teoria da legitimidade, imparcial e amoral, e não como uma predisposição pessoal em relação à vida social.

2. O liberalismo como predisposição pessoal tem alguns problemas. A distinção entre largueza de espírito e relativismo é um bocado subjectiva. Se calhar é por isso que alguns espíritos são muito abertos em relação a algumas opções sexuais, mas muito mais fechados em relação às posições moralistas do César das Neves. Porque é que um liberal tem que ser aberto em relação às opções sexuais, e fechado, ou até intolerante, em relação às opções morais dos outros? Será que o TM consegue traçar a linha divisória entre larguesa de espírito e relativismo? E será que uma sociedade liberal é uma sociedade aberta a determinadas opções políticamente correctas e fechada em relação às opções políticamente incorrectas? Como é que se evita que a predisposição liberal se transforme em intolerância para quem não tem essa predisposição?

A grande vantagem do liberalismo político em relação à predisposição liberal que o TM descreve é que o liberalismo político não preconiza posições morais nem confunde a lei com a moral. O liberalismo político, sendo uma teoria amoral e imparcial em relação a um conjunto vasto de opções, está em condições de servir de mediador e de encontrar soluções justas entre partes em conflito. A predisposição liberal defendida pelo TM, pelo contrário, é uma ideologia de facção. Toma partido nos conflitos culturais criando um cluster de ideias politicamente correctas que só podem gerar intolerância. Os ataques ad hominen a moralistas como César das Neves ou aos conservadores americanos não acontecem por acaso.

3. A discussão sobre moralidade da homossexualidade não me pode ser dirigida. Nunca me pronunciei sobre o assunto. Não sou um moralista. Por princípio, não discuto opções morais em público. Também não tenho nada a ver com a direita portuguesa nem com a Igreja Católica.