6.8.05

Portugal tem floresta a mais II



Clicar na imagem para ampliar (fonte em PDF).

Área florestal em 1867 - 1 240 000 hectares

Área florestal em 1998 - 3 349 327 hectares

Área de resinosas em 1867 - 210 000 hectares

Área de resinosas em 1998 - 976 069 hectares


A floresta portuguesa original era essencialmente composta por folhosas. Era muito menos densa, e as resinosas eram minoritárias. Grande parte do solo hoje coberto de pinhais era mata mediterrânica.

A floresta original já se encontra em declínio pelo menos desde os Descobrimentos, por isso os dados de 1867, os mais antigos apresentados na tabela, já não correspondem à floresta inicial. Mesmo assim, o uso do solo era muito diferente do que é hoje.

A área ocupada por florestas era 1/3 da actual e a área ocupada pelas resinosas era 1/5 da actual.

A área florestal aumentou ao longo do século XIX e XX, em parte por causa da iniciativa privada, em parte por causa da intervenção do estado através de planos de fomento florestal totalmente contrários aos interesses das populações. Durante anos não ocorreram incêndios graves porque o valor económico da floresta justificava a sua preservação pelos respectivos proprietários. Na segunda metade do século XX, o valor económico da floresta deixa de justificar a sua exploração. As pessoas preferem ir trabalhar para as cidades e o que resta é uma floresta que ninguém tem interesse em cuidar.