4.8.05

UM AMIGO PUXA-ME AS ORELHAS...

« Eu detesto ter razão antes do tempo. Não é uma bonita forma de começar um texto mas não o pude evitar (...)

Alguns amigos, faz agora quatro anos, apostaram fortemente na candidatura do Dr. Rui rio à Câmara Municipal do Porto. Era vê-los à chuva e ao sol a correrem pelas ruas da cidade de braço dado pelo candidato, pouco mais de meia-dúzia a trabalharem dia e noite em prol desse candidato. Diziam-me que ele era um Autarca Modelo, o homem certo para recolocar o Porto no mapa, era excelente, blá, blá, blá, blá...

Nessa altura eu disse-lhes que não acreditava. Que nunca acredito em cinzentões, em meninos certinhos, em paladinos das virtudes, em homens que se consideram os mais sérios do mundo e arredores e os outros é que são uns corruptos. Em suma não acredito no mundo a preto e branco em que alguns dizem viver. Foi o diabo, caiu o Carmo e a Trindade. (...)

Passaram quatro anos, tão somente quatro anos e o que vejo?

Ora vejo o Autarca Modelo metido no projecto do Metro até aos ossos, vejo os meus amigos do Porto a usar o Metro para ir ao Dragão (...) e vejo a penumbra em que vive o Porto cidade. O Autarca Modelo conseguiu comprar guerras com tudo e todos, do Desporto à Cultura, do Túnel ao Bolhão e sem obra feita.

Excepto, claro está, essa enorme obra de regime que foi o Circuito da Boavista. Que fez o Autarca Modelo? Plantou cartazes por todo o lado a auto-promover as suas iniciativas, painéis de televisão com informações de elevada utilidade como, por exemplo, as palavras do Senhor Presidente, iniciou uma guerra com o FCP, com a Seiva Trupe, com o Fantasporto, com os comerciantes do Bolhão, com a Casa da Música e alguns dos seus administradores mas ganhou ao menos alguma das guerras? Nada, apenas fez o Porto cidade perder influência política, capacidade económica, influência cultural. Fez guerra aos funcionários do município e quem se tramou foram os munícipes que tem de recorrer aos serviços da edilidade. (...).

Mas pelo menos conseguiu uma coisa, piorar ainda mais a situação interna do seu principal partido opositor, que está hoje ainda pior que há quatro anos atrás. Conseguiu reunir o consenso absoluto de todos os comentadores de Lisboa - todos adoram o Dr. Rui Rio na mesma medida em que antigamente todos os benfiquistas adoravam os dirigentes do FCP, no tempo dos 18 anos a penar...

E como estão agora os meus amigos do Porto? Furiosos com o Dr. Rui Rio por ele ter afastado da sua lista o Dr. Paulo Morais. Entendem que era o Dr. Paulo Morais que evitava abusos de empreiteiros, que conseguiu obra social de relevo, que impedia o avançar do mais reles aparelhista, que isto e que aquilo. Passou a ser o diabo em forma de gente (é ver a blogosfera, entre muitos outros, o Blasfémias). Descobriram agora que afinal o Autarca Modelo é igual aos outros. Que pena, estão mais uma vez redondamente enganados.

O Dr. Rui Rio não é igual aos outros, porque esses outros de que vocês falam pelo menos têm obra feita. O Autarca Modelo nem isso, apenas lhe sobra a sobranceria dos fracos e a inutilidade dos arrogantes. (...)»

Fernando Moreira de Sá