19.8.05

Verdade e inconsequência

Não é que verdadeiramente me espante. Mas, ainda assim....

É que, tendo-se comprovado a prática de factos graves do ponto de vista ético e político, neste caso particular, roçando a incitação à violência sobre os próprios camaradas de partido, não existiram qualquer consequências práticas.
Ao invés do então anunciado por figuras como Almeida Santos, Vieira da Silva, Jorge Coelho e Francisco Assis.
Pelo contrário. Alguns daqueles personagens, pouco mais de um ano depois, actuam no sentido contrário, apoiando e aceitando quem anteriormente tinha sido por eles liminar e gravemente condenado.
O que, em termos de caracter político, os define.

Expliquemo-nos.
Este senhor chama-se António Parada.
É militante socialista, Secretario Coordenador da Secção do PS de Matosinhos e membro da respectiva estrutura concelhia.
Vai ser o candidato daquele partido á Junta de Freguesia de Matosinhos, tendo sido a sua candidatura aprovada pela estrutura local, contando logo á partida com o apoio do líder distrital Francisco Assis.

Aquele militante socialista e candidato autárquico é o mesmo para quem o Relatório da Comissão de Inquérito aos acontecimentos na Lota de Matosinhos (e vale a pena ler o ali o que é dito sobre ele), defendeu o seguinte procedimento, atendendo ás suas particulares responsabilidades naqueles acontecimentos:

«(...) Ao abrigo do Artigo 100.º, n.º1 dos Estatutos, proceda à suspensão preventiva, com efeitos imediatos, de António Parada, da sua condição de militante do PS e, consequentemente, de Secretário Coordenador da Secção do PS de Matosinhos. Com base nas responsabilidades que lhe são imputadas, submeta de imediato a deliberação da suspensão do militante António Parada à ratificação da Comissão Nacional de Jurisdição bem como para efeitos de abertura do competente processo disciplinar com vista à determinação da sanção definitiva susceptível de aplicação, incluindo a possibilidade da sua exclusão do PS. (...)»

Esteve efectivamente suspenso por dois meses. Nada mais aconteceu e o processo prescreveu. O que terá ocorrido por responsabilidade e a contento de todos....