18.11.05

N de Lisboa

Na Baixa do Porto, De: Rui Valente - "A nova grelha da RTP «N»???"

Caríssimos,

No pása nada, animem-se! Afinal, não há razões para alarme.

A partir de 2ª. feira, teremos uma RTPN com um novo fato, remoçada com uma grelha de programas original e particularmente vocacionada para a informação, mas acima de tudo, muito, muito nortenha!!!

Que tal, hem? Satisfeitos? Confiantes sobretudo, imagino...

Mas atenção, porque não se trata de um canal noticioso! Trata-se sim, de um canal essencialmente informativo! Não confundamos as coisas! O José Alberto Carvalho enfatizou q. b. o detalhe.

Será no entanto prudente, considerar se, na condição de provincianos pacóvios (como gostam de nos tratar os nossos amigos de Lisboa), teremos estrutura intelectual bastante para compreender a profundidade da diferença... Tão profunda, por exemplo, como foi a mudança da NTV para a RTPN! Não sei se repararam, mas houve o cuidado de, numa atitude de apreciável consideração por todos nós de acrescentar um "N" à RTP!... Que mais podemos nós querer?

Controlada democraticamente (como convém), por Lisboa, sobejam agora razões à gente do Norte para revigorar a sua auto-estima e oferecê-la de bandeja, embrulhada com lacinho e tudo, ao Sr.Presidente da República que tanto se cansou de a reclamar.

Uma das razões para a nossa euforia, começa logo por sabermos que um dos programas de índole internacional da nova RTPN será conduzido pela "nortenha" Márcia Rodrigues... Conhecem-na de certeza, de a ver frequentemente passear por Santa Catarina e a fazer compras no Norte Shopping..

Outra das novidades, chama-se "1001 Escolhas", programa que constará da realização de debates e entrevistas, principalmente com personalidades do burgo, assumidamente locais, oriundas de zonas que vão da Alfama à Baixa da Banheira, incluindo a área saloia de Mafra passando pela aristocrática Sintra...Agora,vamos vê-las todas, essas personalidades regionais, garanto-vos!

Sempre me seduziu o cosmopolita slogan "Do Porto para o Mundo"! É grandioso e modernaço, mas não sei porquê, nunca deixei de o sentir como uma espécie de narcótico para tripeiro enganar. Se fosse eu a escolher, preferia algo assim como "Do Porto para Lisboa", ou ainda, algo mais terra-a-terra como, "Na tua terra mando eu" !

Mas, por entre tão despojada generosidade mediática, há uma em particular que me comove próximo da lágrima: prometem-nos não surripiar o "N" à sigla RTP. Não é fantástico?

Não será caso para morremos de felicidade?

Rui Valente