8.12.04

Sampaiologia

Os sampaiologos tentam perceber por que raio é que o presidente Sampaio decidiu dissolver a Assembleia da República. Vital Moreira sugere que terá sido por causa da consolidação orçamental. Ora, por causa da consolidação orçamental é que não foi de certeza.

Para começar duvido que a consolidação orçamental preocupe um presidente que, nos últimos 3 anos, passou o seu tempo a dizer que há vida para além do défice. Mas mesmo que se admita que o presidente se preocupa com o défice, não se percebe porque é que ele aprova o orçamento. Se calhar o presidente acha que o orçamento é bom pelas mesmas razões que todos os grupos de pressão acham que ele é mau. Mesmo que se admita que o presidente prefere aprovar um orçamento mau por causa dos aumentos da função pública, não se percebe porque é que toma uma decisão que favorece o partido da oposição que passou os últimos 3 anos a defender mais despesa pública.

PS - Os salários da função pública absorvem grande parte da despesa pública pelo que quem defende a consolidação orçamental tem que defender igualmente o despedimento dos funcionarios públicos e a contenção dos seus salários.

PS II - A esquerda agora preocupa-se com a consolidação orçamental. Sejam muito bem vindos!