7.3.05

Leituras: Conflito de Interesses



Na sequência de relatos recentes de possíveis situações de conflitos de interesse , a propósito da avaliação da toxicidade de alguns medicamentos, poderá recomendar-se a obra "Conflict of interest in the professions", editada por M. Davis e A. Stark.

Inserida na série "Practical and Professional Ethics", da Oxford University Press, publicada em 2001, trata-se de uma obra com 17 capítulos, cobrindo várias áreas profissionais, incluindo a Medicina (capítulo 14, Conflict of interest in medical practice, de S.R. Latham).

A literatura sobre o tópico é aliás abundante, mas situa-se sobretudo a nível de artigos publicados em diversas revistas internacionais, sendo, portanto, de possível interesse esta obra de referência.

De salientar, entre outros, os capítulos 1, Law´s blindfold, de D. Luban, e 4, Conflict of interest in journalism, de S.L. Borden e M.S. Pritchard.

A noção de conflito de interesses é hoje central na sociedade norte-americana, e permite:

- Colocar em evidência que existem situações que, não sendo ilegais, são anti-éticas.
- É frequentemente exigível que as pessoas esclareçam a possível existência de potenciais conflitos de interesse, o que pode, desde logo, ter como importante efeito um maior grau de transparência, nomeadamente no campo da tomada de decisões.

José Pedro L. Nunes