17.3.05

A Monocultura do Inglês

Parece que esta ideia do inglês no ensino básico é consensual. Nem a comunidade francofila, que costumava ser numerosa, se manifesta. E no entanto, a monocutura do inglês é empobrecedora em dois sentidos, no cultural, por motivos óbvios, e no económico, por motivos um bocadinho mais difíceis de perceber, mas que também deviam ser óbvios. Por outro lado, a monocultura do inglês ilustra muito bem uma das consequências perversas da interferência do estado central na educação: a morte da diversidade. Quando os programas e os métodos educativos são definidos centralmente, todos aprenderão as mesmas coisas da mesma maneira. O que tem duas consequências. Em primeiro lugar, se se der o caso de se estar a ensinar as coisas desnecessárias pelos métodos errados, o que só poderemos saber passados muitos anos, acabaremos todos numa sociedade em que todos, sem excepção, são incompetentes e incultos. Em segundo lugar, como todos aprendem as mesmas coisas, as possibilidades de divisão de trabalho e de diversificação económica serão muito reduzidas.