Outra forma de ver a questão é pensar que os partidos e os liberais trabalham para mercados diferentes. Os partidos estão no negócio do poder, os liberais estão no negócio das ideias. Quem pensa que o Sócrates passa o seu tempo a discutir o que diz o Casttels com o Jorge Coelho ou que o Marques Mendes passa as suas noites a discutir filosofia política com o Isaltino Morais anda enganado. Os políticos concentram-se no seu "core business". Passam o seu tempo a conspirar, espetar facas nas costas uns dos outros, a fazer listas e a comprar apoios às corporações. Por isso, em vez de tentarem formar partidos, os liberais devem concentrar-se igualmente no seu "core business", o negócio das ideias. O mercado das ideias é um mercado florescente, com muita procura entre os políticos com poder mas sem tempo para estudar os problemas. As possibilidades de sucesso são limitadas, mas razoáveis.
PS - Os políticos não devem ser criticados por não terem ideias, mas elogiados por se concentrarem naquilo que são realmente bons: a conquista do poder. Se cada um se concentrar no seu "core business" a eficiência do mercado é muito maior.