2.11.05

Vacuidades do discurso da Nova Esquerda - follow up

Meus caros,

Fico verdadeiramente surpreendido com a capacidade que alguns demonstram na caixa de comentários a este post abaixo ao conseguir relacionar «Democracia» com «Mercado».

Democracia é apenas o modo como escolhemos os nossos governantes. Mercado é o ambiente onde se efectuam trocas. A associação destas duas realidades visa apenas criar uma espécie de «demonização» do mercado, que ele em si não acarreta, procurando carregar a sua semântica de preconceito e explorar os sentimentos de inveja gerados pelo facto de, na nossa sociedade, os padrões de consumo serem amplamente diferenciados.

O cidadão será, no fundo, alguém que tem direitos, dotado de um espírito iluminado, e que consegue antecipar o funcionamento de uma sociedade equilibrada, monitorizada por opções políticas (a caricatura de JM sobre este ponto é excelente); o consumidor, por seu lado, será, nesta visão particular, um autómato, que reage a estímulos quase pavlovianos, um joguete nas «mãos» do grande «manipulador» neo - obviamente - capitalista.

Rodrigo Adão da Fonseca