Enquanto se lêem as notícias on line sobre a manifestação de ontem, em Madrid, contra a forma como o governo espanhol está a negociar com a ETA, vale a pena ler esta reportagem da edição on line do «EL Pais» sobre o destino das cinco enfermeiras búlgaras detidas desde 1999 na Líbia.
Acusadas de a mando da CIA ou da Mossad ou de ambas terem infectado o vírus da SIDA a crianças líbias, estas mulheres protagonizam um dos casos mais eloquentes sobre a chantagem a que os países ocidentais são sujeitos.
A não perder também a forma como o «EL Pais» arruma a informação sobre a manifestação de ontem em Madrid: ao contrário do que se possa pensar o que vem destacado em
Las víctimas del terrorismo alzan su voz para opinar sobre el proceso de paz não é a manifestação da AVT que teve centenas de milhares de participantes mas sim a opinião, em geral favorável às teses governamentais, de oito vítimas de terrorismo. Aliás a manifestação que tem destaque na edição on line é sim uma manifestação contra a reforma laboral. Clicando em Espanha acede-se finalmente à informação sobre a manifestação convocada pela Associação de Vítimas de Terrorismo
La AVT congrega en Madrid a 200.000 personas contra la política antiterrorista del Gobierno
Mas o mais extraordinário é o ante-título que precede esta notícia: "El futuro de Euskadi La manifestación de la AVT". Na visão governamental, de que o «El Pais» é o porta-voz, o terrorismo deixou de ser um problema de Espanha. Aliás nem se fala de Espanha nestes títulos. As pessoas manifestaram-se contra a política "antiterrorista" o que se presta a inúmeras leituras. E sabe-se lá donde surge aquela extraordinária expressão "el futuro de Euskadi" um território que segundo a ETA/Batasuna não corresponde apenas ao da actual autonomia basca mas inclui também uma parte de Navarra e território francês. Espanha é um caso que convém seguir. Já agora veja-se como a imprensa portuguesa refere a manifestação de ontem em Madrid e comparem-se essas notícias com aquelas que deram conta das manifestações aquando do acidente do "Prestige".