1.6.06

C'est la vie en rose!

Ségolène Royal, provável candidata socialista à presidência da República francesa, acaba de propor «le placement d'office des mineurs de plus de 16 ans « dans un service à encadrement militaire à vocation humanitaire ou pour apprendre un métier » dès « le premier acte de délinquance ». Ségolène Royal defendeu também a « mise sous tutelle des allocations familiales » e a criação da figura dos « tuteurs de collèges ».
Estas propostas são, por agora, ainda vagas mas têm vários méritos. O primeiro é que representam uma ruptura com a visão politicamente correcta da juventude. Pode ser que como Segolène Royal é socialista e francesa contribua decisivamente para que também por aqui deixe de estar na moda a visão do jovem símbolo da generosidade, do jovem que está traumatizado, do jovem que queima automóveis porque se sente excluído...
Por outro lado este tipo de declarações é um alento para quem não suporta as tolices sobre a política no feminino e a diferença das mulheres nos cargos de poder. Contudo à cautela talvez seja melhor o estado francês abrir já concurso para adquirir, a tempo, carros patrulha do género daqueles que Israel usa na faixa de Gaza pois dado o estado actual da França propostas deste teor serão recebidas, na melhor das hipóteses, com uma reacção tipo intifada.