14.6.06

más notícias

Portugal vai receber, durante os próximos seis anos, mais de 19 mil milhões de euros em fundos comunitários, provenientes do próximo Quadro Comunitário de Apoio (2007-2013). No ranking dos 25 países comunitários, o nosso será o décimo mais beneficiado, tendo mesmo ultrapassado o Chipre, que entrou na União Europeia no último alargamento (2004). Dos quinze países que, até essa altura, integravam a União, Portugal foi, assim, o mais beneficiado. Em relação aos dez novos Estados, Portugal conseguiu superar um e não ficou a muita distância de alguns dos outros.
Todavia, esta não é, ao contrário do que legitimamente se poderia supor, uma boa notícia. É que os fundos comunitários não são exactamente uma forma de premiar a produtividade ou o sucesso económico dos Estados-membros da União, mas, pelo contrário, o reconhecimento do subdesenvolvimento dos beneficiados. No caso português, a situação é ainda mais grave, na medida em que não acabámos propriamente de entrar agora nas Comunidades. Já lá estamos desde 1986, já lhes extorquimos milhões e milhões em fundos que deveriam ter servido para suportar o nosso desenvolvimento e resultado está à vista: continuamos na «cauda» da Europa, ultrapassados pela Grécia, pelo Chipre e, muito em breve, pelos restantes nove países da quinta adesão. Não nos endireitámos até agora e não vai ser certamente com mais esta nova remessa de fundos, que é o reconhecimento explícito da nossa incompetência, que nos endireitaremos.
Daqui por seis anos, o mais provável é já termos sido ultrapassados pela quase totalidade dos novos membros da União. Roménia e Bulgária, membros de pleno direito a partir de 1 de Janeiro de 2007, incluídas.