4.10.06

«Eles»... e «nós» também

Vital Moreira deixa-se levar ao engano por um texto picado de algum press release saído directamente das chancelarias de Bruxelas/Paris.
Na verdade não foi essa a razão porque as «negociações da OMC chegaram a um impasse». Estas ficaram definitivamente arruínadas quando a ministra francesa do comércio ameaçou o negociador europeu, Peter Mandelson, umas semanas antes da ronda final, ao dizer que era preferível que as negociações da OMC fracassassem do que estar a ceder mais o quer que seja na política agrícola. E que o dito comissário não tinha mandato para mudar uma vírgula que fosse no previamente acordado pela UE - que já se sabia ser insuficiente para os países em desenvolvimento.

Para que se tenha uma visão realista da dantesca dimensão desta forma organizada de produção de pobreza - interna e externa- convirá ter em atenção o quadro seguinte, produzido pela própria UE.

###
Estrutura das explorações agrícolas EUA-UE

EUA
UNIÃO EUROPEIA
Produção (valor à saída da exploração) OCDE ocde 190 mil milhões de dólares 197 mil milhões de dólares
Numero de explorações agrícolas ("holdings"; 1996)es 2 058 000 explorações agrícolas 7 370 000 explorações agrícolas
Superfície agrícola ("UAA" 1997)es 425 milhões ha 134 milhões ha
Dimensão média das explorações 207 ha 18 ha
Estimativa dos auxílios totais TSE (2000)ocde 92,3 mil milhões de dólares 103,5 mil milhões de dólares
TSE per capita ocde $ 338 $ 276
TSE em %PNB ocde 0.92 % 1.32 %
Estimativa dos auxílios aos produtores PSE (2000)ocde 49 mil milhões de dólares 90,2 mil milhões de dólares
PSE / equivalente trabalhador agrícola a tempo inteiro ocde 20 000 dólares/agricultor 14 000 dólares/agricultor

Legnda: Ocde = dados OCDE 2000; es = dados Eurostat

Notas:

1. «Segundo a OCDE, o PSE é um indicador do valor das transferências brutas dos consumidores e dos contribuintes a favor dos produtores agrícolas que resultam de medidas políticas, independentemente dos seus objectivos ou impactos. (OCDE,1999). Há duas componentes. Em primeiro lugar a ajuda ao preço de mercado é calculada como sendo igual à diferença entre o preço do produto de base nacional e o preço no mercado mundial, multiplicado pelo valor. Considera-se que esta diferença é paga pelo consumidor. Seguidamente, são acrescentados aos pagamentos directos, pagos pelo contribuinte. O PSE foi criado para facilitar a comparação entre as ajudas disponibilizadas nos diversos países. Todavia, é frequentemente criticado, pelo facto de não serem incluídos alguns membros da OCDE.»
2. «TSE = Total Support Estimate»