15.11.04

Manual para enganar tolos I

Para jotinhas em início de carreira

Lição nº1

Aproveita os ciclos económicos. Os ciclos económicos duram cerca de dez anos. A economia europeia anda 2 anos atrasada em relação à americana. Olha bem para os gráficos. Não te metas em governos que terminem os seus mandatos em plena recessão. A parte final dos ciclos é pouco propícia a vitórias eleitorais. Aproveita e adere ao partido que estiver na oposição. Adere ao partido do governo durante a retoma. Governos que iniciam os seus mandatos durante a retoma tendem a ser reeleitos.

O crescimento económico pode ser acelerado à custa de um crescimento mais lento mais tarde. Se estiveres no governo, defende políticas expansionistas em anos de eleições. Se ganhares as eleições, tanto melhor. Se as perderes, passas à oposição onde podes responsabilizar o partido adversário pela inevitável crise que se segue à expansão.

Todos os pontos fracos da economia devem-se a efeitos a longo prazo das medidas do governo anterior. Todos os pontos fortes da economia devem-se aos efeitos imediatos das medidas do teu governo.