22.11.05

ISTO É UM ESCÂNDALO!

O ministro da agricultura, Jaime Silva, ameaça boicotar a proposta da Comissão Europeia de redução das ajudas aos produtores de beterraba (desligando as ajudas da produção, passando a subsidiar directamente os agricultores), pois que tal levaria «inevitavelmente ao encerramento da única fábrica de açúcar de beterraba nacional, o que não podemos aceitar».

Se se concretizar, tal atitude, este ministro será responsável pela continuação do boicote e concorrência desleal do açúcar europeu (altamente subsidiado) face aos agricultores dos países em desenvolvimento, contribuindo e sendo conivente com o seu progressivo empobrecimento, abandono dos campos, imigração forçada, etc., etc.

Não é demagogia.
É a realidade. A tal fábrica de açúcar só existe, porque os agricultores recebem ajudas financeiras, pagas com os nossos impostos e porque o açúcar de outros países pagam taxas de entrada no nosso mercado que os tornam pouco competitivos.

Diz ainda o ministro que a Comissão não permite alternativas aos agricultores. Ora, estes não precisam de alternativas. Já vão receber subsídios para não produzirem, o que além de estúpido é uma indignidade. E se não tem alternativas, é porque se aceita o principio de que alguma entidade administrativa diga o que se pode ou não produzir, em vez de deixar à iniciativa de cada agricultor encontrar as produções mais vantajosas e mais rentáveis. Se aceitam tais regras, não se podem queixar Ou então defendam o fim dessas regras idiotas.