23.11.05

Liberalismo e as questões fracturantes (reposição)

Da série Liberalismo Instantâneo

Resposta ao Frederico [de uma discussão já antiga]:

Pais e filhos: os filhos menores têm menos direitos que os adultos porque não são pessoas totalmente formadas, mas têm direito às suas liberdades mais básicas como toda a gente. Os filhos não são propriedade dos pais. Os pais podem perder a tutela dos filhos em caso de abuso dos seus poderes.

Marido e mulher: O casamento deve ser regulado por contratos privados. Os contratos devem ser respeitados.

A Mãe e o seu "unborn child": depende do estatuto que deve ser atribuído ao feto. Questão em aberto.

Os fiéis de uma religião e os ministros da mesma: liberdade religiosa. É lá com eles.

Os soldados e os seus superiores hierárquicos: o serviço militar deve ser voluntário

Os trabalhadores e os seus superiores hierárquicos:
os contratos de trabalho devem ser respeitados.

Eutanásia: a vontade do próprio deve ser respeitada. Ninguém deve ser obrigado a viver e ninguém tem obrigação de ajudar outro a morrer.

Suicídio: cada um é dono da sua própria vida.

Consumo de drogas: cada um é livre de fazer o que entender com o seu próprio corpo. Tem é que aceitar as consequências.

Clonagem: os clones têm os mesmos direitos que os outros seres humanos. A concepção de clones deve obedecer aos mesmos princípios que as técnicas de reprodução tradicionais. Vocês sabem do que eu estou a falar.

Regras de "bons costumes" (não andar despido na rua, p.ex): As regras aplicáveis ao espaço público devem ser decididas pelas comunidades locais. Os nudistas devem poder formar as suas próprias comunidades.

Regras discriminatórias de instituições privadas: estão no seu direito. Todos devem ser livres de criar instiuíções concorrentes.


Poligamia e poliandria:
desde que consentida por todos os interessados, nada contra.

Adopção por homossexuais: A adopção não é um direito dos homosexuais, é, quanto muito, um direito das crianças. O mundo não foi inventado ontem e a cultura e a biologia não são irrelevantes.

"sexo inter-geracional" consentido (vocês sabem do que é que eu estou a falar): depende da definição de consentido. Não se pode consentir aquilo que não se percebe muito bem o que é. Até que que ponto é que se pode dizer que uma criança pratica sexo consentido?

Canibalismo consentido (lembra-te da história do canibal alemão de alguns meses atrás?): nada contra, desde que seja de facto consentido.


extra:

O casamento entre Gays: contrato privado.