11.12.05

Anita Baker - Christmas Fantasy.




Para aqueles que acreditam que os artistas se dividem entre Anita Baker e todos os restantes, o lançamento de um novo disco desta artista constitui sempre um acontecimento importante.

Desta vez, Anita Baker apresenta, sob o rótulo da editora Blue Note, um disco de canções de Natal, dando excelente sequência a uma tradição secular da inigualável música negra norte-americana. No seu conjunto, trata-se talvez do trabalho com influência Jazz mais marcada da discografia da artista, com destaque, nesse aspecto, para "God Rest Ye Merry, Gentlemen", particularmente o diálogo final voz/piano, que faz lembrar apontamentos de Rachelle Ferrell, ficando o piano a cargo de Barry Eastmond (noutras faixas o mesmo instrumento é entregue a George Duke).

Em Christmas Fantasy aparecem, a par de temas tradicionais, incluindo "O Come, All Ye Faithful" temas da artista e colaboradores, designadamente "Family of Man", bem como o tema que dá título ao álbum, e ainda temas como "Christmas Time is Here".

Este trabalho poderá ter interesse, não apenas para os apreciadores incondicionais da artista, como para aqueles com atenção à música soul, neste caso, de inspiração religiosa.

Para os menos familiarizados com a artista poderá recomendar-se "Compositions", de 1990, uma obra intemporal.

José Pedro Lopes Nunes