16.3.06

As quotas já existem

Parece que amanhã começa mais um congresso do PSD onde estarão presentes os Jovens Social Democratas, os Sindicalistas Social Democratas, as Mulheres Social Democratas, os Autarcas Social Democratas e os outros. Alguns destes grupos têm várias benesses eleitorais podendo um jovem social democrata chegar a delegado congresso pela via normal ou pela via da quota da sua organização. Há mesmo uma jovem sindicalista chamada Maria recém eleita para uma Assembleia de Freguesia que está inscrita nas 4 organizações. Não há sinais do grupo das Mulheres Social Democratas no site do PSD, mas elas andam por aí.

Estas organizações políticas têm objectivos muito semelhantes, todos eles igualmente nobres, sem os quais a civilização entraria em colapso. As Mulheres Social Democratas querem reforçar o poder das Mulheres Social Democratas no Partido Social Democrata. Os Autarcas Social Democratas querem reforçar o poder dos Autarcas Social Democratas no Partido Social Democrata. Os Jovens Social Democratas querem reforçar o poder dos Jovens Social Democratas no Partido Social Democrata. Os Sindicalistas Social Democratas querem reforçar o poder dos Sindicalistas Social Democratas no Partido Social Democrata. Alguns dos membros destas organizações nem sequer têm existência política própria. Assim, as mulheres Mulheres Social Democratas tendem a ser as filhas, as mulheres e as amantes dos homens social democratas e os Jovens Social Democratas tendem a ser os filhos dos pais Social Democratas.

Claro que não há nada de verdadeiramente importante que se possa fazer dentro do PSD sem a aprovação de cada um destes grupos cuja utilidade todos percebem qual é.