13.12.04

Adenda à nota final

Face às posições do CAA e do Rui A., julgo conveniente fazer uma clarificação à minha nota final.

Conforme procurei explicar aqui, a minha decisão de fazer uma pausa na colaboração no Blasfémias deve-se a um conjunto de factores (entre os quais se destaca a minha real falta de disponibilidade até ao início de 2005) e não apenas às críticas do CAA. Aliás, a posterior troca de correspondência com o CAA, permitiu-me compreender perfeitamente as suas motivações e ultrapassar completamente o "caso".

Não houve nunca qualquer "juízo de censura", explícito ou implícito, e mantenho inalterada a amizade e consideração pessoal e intelectual que tenho pelo CAA, não obstante as profundas divergências que temos nalgumas matérias.

Não vejo nenhuma razão para que este incidente ponha em causa o regular funcionamento do blog e lamento profundamente se tal vier a acontecer. Não deixando de ser apenas um blog, julgo que o Blasfémias conseguiu num prazo extraordinariamente curto de tempo afirmar-se de forma única no panorama nacional. Seria lamentável que este projecto fosse afectado por um incidente pontual e que, ainda por cima, já foi completamente sanado, em privado, pelos intervenientes directos.

Pela minha parte, planeio voltar a postar aqui em Janeiro e gostaria que esta minha paragem temporária não contribuísse de nenhuma forma para que outros blasfemos suspendessem a sua colaboração.