10.11.05

DOUTRINA NADA PACÍFICA!

No Canal 2, decoreu o debate já referido pelo Rui, aqui e aqui

A perspectiva dos participantes interessaria, talvez, unicamente a jornalistas - de resto, o programa era precisamente "O Clube de Jornalistas" - mas, denotou uma redutora compreensão do que é quer a blogosfera, os blogs, quer do que motiva o fenómeno blogosférico. Tudo bem.

Um dos jornalistas insistiu num ponto que revela, no mínimo, precipitação: "Anónimos não têm opinião". Pois não; agora, importaria dizer, no caso concreto em discussão - o da blogosfera - o que é que tal jornalista (de resto, secundarizado por todos os restantes), entenderia por ANÓNIMO.

Que eu saiba, nenhum blog é anónimo...pelo simples facto de ter uma denominação e um endereço! Que eu saiba - e era esta a questão! - nenhuma opinião ou porventura facto ou referência publicada num blog deve ser reproduzido por outrém, na blogosfera ou fora dela, sem referência à respectiva fonte (no mínimo, denominação do blog, ou mesmo respectivo endereço).

Tal não deverá suceder porque, independentemente da questão jurídica, a boa-fé e os ditames mínimos de honestidade intelectual (os tais códigos de conduta que, ainda que não escritos, existem!), obrigarão à referida referência/citação.

Por outro lado, se os jornalistas em causa - e aquele em particular, salvo erro, do "Público", que tanto insistia no anonimato - se referiam ao facto de alguns blogger's não assinarem com o nome completo, ou com o verdadeiro, ou simplesmente por iniciais (como é o meu caso), então, a questão e a opinião levantada configuram uma ostensiva precipitação (para não dizer mais!). É claro que um texto assinado por PMF, ou por FMP, ou por...Carlos Tê, ou António M., ou por JPP, ou por VM ou pelo que quer que seja (ainda para mais, inserido num blog, que, repito, tem, no mínimo, um endereço) NÃO É, NUNCA PODERÁ ser considerado anónimo!!

Ou será que, para aqueles senhores jornalistas do dito programa, também é anónimo um texto de quem usa um pseudónimo? Ou, como sucede em alguns jornais, os textos em que os respectivos autores-jornalistas se identificam também e apenas com as respectivas iniciais!?!?