7.11.05

Natureza humana II


A questão da natureza humana é uma questão de facto. Não é uma questão ética nem uma questão política. Não existe uma natureza humana de direita ou de esquerda, nem uma natureza humana ética e outra que não é ética. A natureza humana é o que é.

O Homo sapiens sapiens é mesmo um primata. Partilha mais de 95% do seu código genético com o Chimpanzé. O antepassado comum do Homo sapiens e do chimpanzé viveu há cerca de 7 milhões de anos em África. Este antepassado comum já vivia em pequenos grupos cujos membros cooperavam entre si para sobreviver. Durante 5 milhões de anos os antepassados dos primeiros hominídeos viveram como animais sociais. Os primeiros hominídeos eram animais sociais que caçavam em grupo. Os membros do género Homo idem.

Durante milhões de anos, a selecção natural produziu uma natureza humana adapatada às necessidades da cooperação social. Foram seleccionadas quer as características que predispõem os seres humanos à cooperação, quer as que os preparam para detectar batoteiros e traidores. A cooperação não é portanto um produto da Civilização, de contratos sociais ou da existência de governos. A cooperação sempre existiu e foi ela que gerou a Civilização.