11.10.04

Independências

"A Associação da Imprensa Diária (AID) manifestou, ontem, preocupação perante algumas das medidas aprovadas, na semana passada, pelo Governo para a comunicação social regional, considerando que poderão reduzir a independência da Imprensa face ao poder político.
"Algumas das medidas legislativas anunciadas pelo Governo para a comunicação social regional poderão reduzir a independência da Imprensa face ao poder político, contribuir para a extinção de jornais e promover a indesejável concentração no sector da comunicação social", adverte o presidente da direcção da AID, Adriano Callé Lucas.
(...) Por outro lado, o anunciado sistema de incentivos do Estado à comunicação social regional prevendo a "flexibilização das possibilidades de concessão de incentivos, permitindo apoiar projectos e empresas de mérito cuja actividade seja considerada de interesse estratégico" e prevendo que os projectos sejam aprovados pelo membro do governo responsável pela comunicação social "poderá promover dependências contrárias à liberdade da imprensa", sustenta a AID". (No JN)