4.6.06

Leitura recomendada II: Para que serve a Escola?

A propósito deste texto de Nozick, recordo-me deste outro ensaio que aborda o mesmo tipo de interrogação, agora a propósito dos wordsmith (os intelectuais, sobretudo, da escrita) e o Liberalismo - e também aqui referenciado pelo JPLN.

Terá também - ou talvez não - a ver, com o problema que tem merecido prime time na nossa actualidade, ou seja, a avaliação dos professores.
Acrescenta novas pistas às hipóteses de Nozick (e mais fundamentadas ... se bem que isto possa parecer, a alguns, uma "heresia imprópria").

Agora - e a proprósito da avaliação dos professores - há uma interrogação cuja resposta julgo ser prévia, devendo ser vista como pressuposto para escolhermos um concreto modelo de avaliação: para que serve a Escola?

Claro que aqui, desde logo e sem dúvida, faria todo o sentido, em primeiro lugar, a resposta ser dada não pela Escola (leia-se, pelos professores das nossas escolas e do nosso sistema de ensino), mas pela sociedade, por todos nós, seus clientes (leia-se, desde logo, pelos pais e pelos alunos)!

É que se os clientes (leia-se, a sociedade...todos nós) esperamos coisas diferentes daquelas que se convencionou e instituiu (instituiu como?) para a Escola actual, então, logicamente que qualquer avaliação dos professores que temos (designadamente, pelos pais e pelos alunos) será errónea, conduzindo-nos a um "diálogo de surdos"!