6.8.06

A ignorância é um problema terrível!

A propósito de alguns comentários note-se que

a) no meu post não há uma linha sobre o direito ou não direito dos bascos a um estado. Podia haver e já houve. Mas não é o caso desa vez;

b) escrevi sim sobre a alteração das reivindicações da ETA. Neste momento a ETA fala de EuskalHerria, o que implica Navarra e territórios que fazem parte da França. E a ETA já mudou a sua actuação em França e Navarra. Esses processos são os habituais nos movimentos terroristas: uso da força, extorsão, intimação... Simultaneamente uma frente legal explora todas as possibildades e acontecimentos que possam dar visibilidade e credubilidade à sua causa. Por exemplo, uma simples notícia sobre um acidente de automóvel torna-se num manifesto político:

«DISPERSION PENITENCIARIA
La dispersión penitenciaria ha ocasionado la pasada madrugada un grave accidente de tráfico a los allegados del preso político vasco Imanol Miner, encarcelado en Granada. Pese a la gravedad del siniestro, ninguno de los dos ocupantes ha sufrido heridas.
DONOSTIA-. El accidente se ha producido hacia las 5:15 cuando el hermano del preso político se dirigía, acompañado de su compañera sentimental, al aeropuerto de Loiu por la autopista A-8.
Imanol Miner se encuentra encarcelado a unos 900 kilómetros de Euskal Herria, en Granada. Los allegados se dirigían a loiu para tomar un vuelo cuando, entre Deba y Elgoibar, han sufrido un grave accidente de tráfico. Al parecer, el automóvil ha resbalado y, tras dar cuatro vueltas de campana, ha ido a parar contra la mediana. La asociación de familiares de represaliados políticos vascos Etxerat ha informado que pese a la gravedad del accidente -ya que se han vivido momentos de peligro por los vehículos que rodaban detrás de los accidentados- ninguno de los dos ocupantes del vehículo siniestrado han sufrido daños físicos.»
(http://www.euskalherria.com publicação on-line basca próxima da ETA)
Note-se que o senhor Imanol Miner designado neste texto como preso político era membro do «comando Txirrita» e foi condenado por, entre outras coisas, ser um dos responsáveis por um atentado ocorrido em 2002, junto do estádio onde decorria um jogo entre o Barcelona e o Real Madrid. Existem milhares de exemplos destes. O que provavelmente vai acontecer nos próximos anos é que os protagonistas estarão em França.