Há mais de 1 mês narrei uma das minhas muitas desventuras sempre que cometo o erro de viajar na TAP. Disse, então, que «Nunca até hoje viajei pela TAP sem que existisse atraso. Seja qual for a distância do voo. Pode ser Porto-Lisboa; ou para outra qualquer cidade europeia; ou para outro continente. Não importa. Sempre que tenho a desdita de escolher a TAP (ou desta ser a única opção viável), a viagem mantém sempre o mesmo registo: atrasada. É uma espécie de imagem de marca já estabelecida e que nenhum responsável julga dever mudar.»
Os comentários à posta foram violentíssimos. "Trabalhadores" da TAP, simples simpatizantes, bem como o coro de habituais ululantes, negaram o facto, citaram estatísticas, acusaram os que descreviam experiências semelhantes de ter uma "agenda" e de falta genérica de credibilidade.
Hoje, no entanto, na edição impressa do Público (p. 28), diz-se que no ranking das 26 companhias europeias que integram a AEA a TAP está em último lugar no que toca à pontualidade. Nos voos para outros continentes a TAP está na penúltima posição apenas "ultrapassada" pela Spanair.
O fenómeno parece ser tão preocupante que os responsáveis da companhia até já o reconhecem (com atraso, evidentemente). Como de costume, põem a culpa nos outros - groundforce, aeroporto e "fado" em geral. Mas vão ordenar uma auditoria.
Mal consigo esperar pelas explicações esotéricas que, certamente, surgirão nos comentários por parte da "massa associativa" da companhia aérea estatal...