Na sexta-feira passada, os 25 membros da União Europeia viram bloqueada a decisão de iniciar conversações com a Turquia visando a sua futura integração. A decisão foi bloqueada pela Áustria, que á ultima hora, exigiu igual negociação com a Croácia e a mudança do estatuto de integração para parceria reforçada com a Turquia.
Veio Vª Exª , nos jornais de hoje acusar de má-fé a Áustria e dizer que assim não podia ser, entre outros considerandos negativos para aquele país.
Sucede que: a Áustria obteve o que queria, isto é, a toda poderosa Carla Del Ponte emitiu uma declaração de como a Croácia já coopera com o TPI, a União aceitou tal afirmação como pressuposto para dar início a conversações com a Croácia, e pronto, lá a Turquia irá começar as suas negociações.
Chamo Vª Exª a atenção para que a Austria conseguiu os seus objectivos e a defesa dos seus interesses estratégicos. Não é a hora nem o lugar para avalisar da bondade de tais interesses, é apenas a constatação de um facto. Pelo que não quero deixar de lhe lembrar que certamente em próximas reuniões, Vª Exª, o governo de que faz parte e o país que representa terão certamente ocasião de receber a «cobrança», por parte do governo austriaco, de tais afirmações, tão pouco diplomáticas e absolutamente desnecessárias em praça pública.....