8.8.06

O FADO DO MAU GOVERNO

Todos os anos, inapelavelmente, cansativamente, a história repete-se. Normalmente afastado de Portugal durante alguns dias, chegam-me notícias de incêndios devastadores, casas ameaçadas e vidas em perigo. Ano após ano, Governo após Governo. Neste país, os incêndios florestais são uma fatalidade sanzonal do mau Governo. E nesta matéria não há bons, nem sequer medíocres.
Todos os anos são anunciadas novas estratégias, mais e melhores equipamentos, restruturações organizacionais várias - nada resulta.
Quando a temperatura sobe, os fogos aparecem; quando o vento se junta ao calor, os incêndios ficam incontroláveis; quando o tempo acalma, os fogos começam a amainar e logo os Governos, todos os Governos, garantem que foi o "seu" programa de combate aos incêndios de Verão que demonstrou pleno êxito...
Se há área em Portugal onde é possível verificar a má governação que nos assombra há décadas, esta é a dos incêndios de Verão.
E quando os ministros e os muitos responsáveis pelo suposto combate aos incêndios se põem a debitar as suas tortuosas explicações para mais um ano de fracassos óbvios - prometendo, invariavelmente, que para o próximo ano é que é - percebe-se que este é, também, um campo privilegiado para se aferir a falta de vergonha dos nossos governantes e dos profissionais de "apagar fogos" de gabinete.