No dia 29 de Fevereiro, Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses, durante um encontro de futebol no Marco, no estádio que ostenta o seu nome (?!), com a plena consciência de se encontrarem televisões a filmar o jogo, desata a insultar e ameaçar histrionicamente a equipa de arbitragem, pontapeia os placards de publicidade, enfim, para gáudio da comunicação social presente dá um espectáculo, género “one man show”, que abre todos os blocos noticiosos nessa noite e no dia seguinte.
No dia 1 de Março, Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses, comparece em dois telejornais (SIC e TVI) e confronta-se virulentamente com os apresentadores de serviço. Diz quem viu (eu não) que a troca de “bocas” com Manuela Moura Guedes (que já foi deputada na AR pelo mesmo partido de Avelino F. T.) atingiu o nível mais baixo das entrevistas “políticas” na televisão portuguesa.
No dia 2 de Março, Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses, é objecto de comentário por parte do país inteiro, político e a-político. As conversas de café, no autocarro e nos locais de trabalho, andam à volta do que disse e fez Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses.
Só os líderes do seu partido, CDS-PP, parecem não atribuir importância à exibição “voyeurista” do seu Senador, Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses.
Avelino F.T, presidente da Câmara de um município menor do distrito do Porto, um de entre os mais de três centenas de presidentes de Câmara deste país, um de entre os milhares de autarcas deste país, tornou-se uma figura pública nacional precisamente na véspera de se iniciar o seu julgamento.
Este julgamento, bem como todas as diligências deste e doutros processos contra o mesmo arguido, tem vindo a sofrer adiamentos sucessivos e mais do que suspeitas “impossibilidades de notificação” de arguidos e de testemunhas. Esgotadas todas as hipóteses de mais atrasos, finalmente, o julgamento começou.
Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses, candidatou-se à Câmara de Amarante para as próximas eleições. Segundo dizem, terá assegurado o apoio da distrital do Porto do PSD (?!). Conseguiu garantir cobertura mediática de primeiro plano para tudo o que disser nos próximos tempos. Já era temido no microcosmo do seu partido; alargou esse sentimento para níveis nunca antes almejados.
Neste momento, Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses, demonstrou que não tem nada a perder – alguns dos principais líderes políticos nacionais poderão sofrer enormes amargos de boca caso as “coisas” não lhe corram de feição.
Sob a capa de ter sido acometido por um ataque de insanidade temporário, Avelino F.T, presidente da Câmara do Marco de Canaveses, jogou lúcida e friamente o seu futuro.