27.4.06

Comparação Imbecil

O artigo "Expresso do Oriente", publicado na última edição da Dia-D gerou um e-mail de protesto. Um leitor que afirma nunca ter lido o Blasfémias anteriormente, nem desejar voltar a ler escritos neo-liberais tão 'desinteressantes', achou que valia a pena perder tempo a escrever-me, para me explicar que sem combóio não somos nada, sem TGV não seremos nada e é preciso recolocar Portugal nos carris. Saliento esta passagem:

"Como é que pôde comparar o preço de um avião para Londres com uma viagem de comboio para o Entroncamento? Achei a sua comparação imbecil."
A imbecilidade a que o leitor AC se refere é esta:

«Nesta época de low-costs, em que o preço de uma viagem aérea para Londres já não anda muito longe do custo real de um passeio sobre carris entre Lisboa e o Entroncamento, não faltarão empresas determinadas a operar concorrencialmente nos mercados Lisboa-Porto ou Lisboa-Madrid, arrastando os preços das viagens aéreas para patamares bem inferiores aos que resultam dos cenários mais absurdamente optimistas e ultra-subsidiados de qualquer projecto TGV.»
Demonstração:###

Vendas da CP em 2004 (último relatório disponível): 236,1 M?.

Custos não reflectidos nas receitas:

Prejuízos da CP em 2004 : 264,4 M?
Subsídios à CP em 2004 : 79,1 M?
Prejuízos da Refer em 2004: 154,2 M?
Subsídios à Refer em 2004: 105,0 M?
Trabalhos para a Própria Empresa da Refer em 2004: 47.6 M?

Netas 5 alíneas estão 651,3 M? não cobertos pelo preço dos bilhetes.

O custo real de toda a facturação da CP foi em 2004 qualquer coisa como: 813,0 M?. A percentagem suportada pelos clientes foi de 26,6%, não entrando em conta com o crescente endividamento que vai aparecendo nas contas das empresas.

O preço de um bilhete Lisboa-Entroncamento é de17?.



O custo real de um bilhete para o Entroncamento seria assim de 63.90?. Claro, estes cálculos não entram em conta com a remuneração mínima exigível para os capitais da CP e da Refer, o que projectaria este valor para cima dos 70 euros.

Se os bilhetes para o Entroncamento custassem 63,90?, a procura seria brutalmente reduzida, o que só faria aumentar ainda mais os já violentos prejuízos das actividades relacionadas com comboios. Admitindo que a procura fosse 1/3 da actual, o preço da viagem até ao Entroncamento já teria que andar por cima dos 190?... Apesar de tudo, nem é preciso chegar tão longe, para justificar a sugestão do artigo.

Hoje, é possível reservar uma viagem do Porto para Londres, na Ryanair, para a próxima 4ª ou 5ª feira por valores da ordem dos 60-70 euros, taxas incluídas.



CQD.

Como se isto já não bastasse, o passivo combinado dos 4 elefantes brancos dos transportes é superior a 10.000 milhões de euros.


Metro do Porto - Contas de 2005

Era suficiente para comprar 88.000 carros iguais aos que Santana Lopes comprou para a CML e com o qual tantas páginas se pintaram em tons de escândalo.