20.4.06

dia nacional do comentador (mais ou menos) anónimo

A blogosfera portuguesa tinha já as suas referências, os seus mitos e as suas histórias. Já foi profetizada a sua morte e anunciada a sua ressurreição. Já atraiu estrelas e nomes importantes da política, da cultura, da comunicação social, que, fugaz ou duradouramente, por cá vão passando. Como em tudo na vida, uns ficam, outros partem. Faltava-lhe, porém, até hoje, um acontecimento que definitivamente a consagrasse e lhe desse a merecida notoriedade.
Graças ao artigo de José Pacheco Pereira, publicado na edição de hoje do Público, dedicado a essa espantosa espécie da blogosfera que são os comentadores (mais ou menos) anónimos, que enchem as caixas de comentários com o que lhes vai na cabeça, está preenchida essa lacuna. Mais do que um artigo, o texto de JPP eleva o «comentador» (mais ou menos) anónimo à categoria de objecto de estudo científico, a um novo capítulo da sociologia e da psicologia individual e de grupo, quem sabe, mesmo até a um novo ramo da ciência. Um blog sem comentários não existe. Um blog sem caixa de comentários é um paradoxo. Um importante acontecimento, portanto, e um autêntico marco na história da blogosfera lusa, em conclusão.
Por isso, a proposta que aqui deixo: que o dia 20 de Abril seja doravante consagrado como o «Dia da Blogosfera Portuguesa», ou o «Dia do Comentador (mais ou menos) Anónimo», com direito a comemorações nacionais, discurso e, se possível, feriado nacional (não vale tentar atirar a efeméride para cinco dias mais tarde...). E, também, um padroeiro, que sugiro seja Judas Iscariote, recentemente em processo acelarado de recuperação pública e, muito provavelmente, de santificação.