29.5.05

C'EST AUJOURD'HUI



Com a parcialidade que a caracteriza a TSF ensinava, há instantes, que «a Europa teme o pior e o pior é a vitória do Não».
Depois, um senhor qualquer de um dos múltiplos organismos da União garantia que «iria surgir uma depressão caso o Não vencesse» - evidentemente, terá sido um momento de confissão pessoal pois a tal «depressão» será a dele e mais nenhuma.

De qualquer modo tudo poderá ficar decidido entre hoje e a próxima quarta-feira, caso o "Não" vença em França e na Holanda. Ainda que no primeiro caso, o "Não" possa vir a vencer pelas razões mais equivocadas e grosseiramente manipuladas, nomeadamente aquelas demagogias baratas herdadas dos movimentos anti-globalização dos anos 1998-2001.
Depois, para aqueles que acreditam num projecto europeu como é o meu caso, é necessário perceber os erros que se têm vindo a cometer nos últimos e que consagraram o enorme afastamento entre a UE e os cidadãos europeus.
Esta Europa de cinzentões, burocratas e políticos de 3ª categoria, pode muito bem via a ter o seu fim a partir de hoje.
Mas, corrigida a trajectória, ultrapassada esta infeliz "constituição" que nunca o foi, a União Europeia deve continuar. Mais forte, mais transparente e mais realista.