30.5.05

O sim imperialista

Tal como existem muitos 'nãos' também existem muitos 'sins'. Um deles é o 'sim' imperialista. O 'sim' da Europa contra o mundo. Alguns exemplos:


Vital Moreira
: «A crise europeia que o falhanço da Constituição anuncia só pode ser celebrada em Londres, Washington, Pequim ou Nova Deli, e por todos os que não desejam uma Europa mais forte na cena económica e política mundial. O falhanço francês é também o falhanço da UE.»


Ana Gomes
: «Qual será a cara dessa gente, quando os/as encontrar depois de amanhã em Tallin, onde o Grupo vai reunir ? É que eles sabem bem que o resultado para que contribuiram arreganha sorrisos escarninhos em Washington e Pequim e suspiros de alivio e desforço em Londres.»

Mário Soares: Mário Soares considerou o «não» francês à Constituição Europeia como um revés «que terá consequências graves e imprevisíveis» até porque outros países como a China, os EUA, a Índia e o Brasil estão a avançar «num ritmo cada vez mais intenso».

Azevedo Soares, deputado do PSD: «Todos aqueles que defendem uma Europa mais forte, unida, progressiva e moderna não devem desistir de condenar o seu combate, porque é do interesse dos povos europeus essa Europa mais forte e unida»