28.5.05

Deve a metafísica ser ensinada nas escolas?

Pergunta à Palmira: devem os alunos do ensino secundário ser confrontado com questões como as seguintes?

1. O universo que vemos à nossa volta foi criado por algum ser sobrenatural? E se não foi criado como é que o Universo chegou à existência?

2. Duas mãos bidimensionais, uma mão esquerda e uma mão direita, estão colocadas num plano bidimensional. Se eu rodar uma das mãos no plano bidimensional não consigo obter duas mãos idênticas. Se eu rodar uma delas usando o espaço tridimensional a que o plano bidimensional pertence consigo obter duas mãos idênticas.

Duas mãos tridimensionais, uma mão esquerda e uma mão direita, estão colocadas num espaço tridimensional. Se eu rodar uma delas no espaço tetradimensional consigo obter duas mãos idênticas?



3. O que é o tempo? Tem início e tem fim? Passa a uma velocidade constante ou passa a uma velocidade variável? Estas perguntas podem ser repondidas por recurso a experiências científicas?

4. O espaço é uma entidade física à qual possa ser atribuída uma posição? Se é, existe algum tipo de metaespaço onde o espaço está posicionado?

5. Como é que eu sei que não vivemos no interior de uma Terra oca?



6. O princípio da selecção natural é uma lei física? A lei da oferta e da procura é uma lei física?

7. Podemos obter conhecimentos sobre o universo em que vivemos sem realizar experiências?

8. O princípio da selecção natural é falsificável?



8. A Evolução é uma ciência histórica? Que implicações é que isso tem?

9. Um mundo criado por Deus em 7 de Dezembro de 1971 com a aparência de ser muito mais antigo (para enganar geólogos) pode ser destinguido de um mundo que de facto é muito mais antigo?

10. Num univerno determinista, o futuro está determinado pela posição presente das partículas sub-atómicas e pelas leis da física. Qual das hipóteses seguites está correcta: a) não vivemos num universo determinista; b) o princípio da selecção natural é redundante porque o universo é regido pelas leis da física e não pelo princípio da selecção natural; c) o princípio da selecção natural é uma lei física.

11. Um universo indeterminista do ponto de vista ontológico pode ser distinguido empiricamente de um universo indeterminista do ponto de vista epistemológico?

12. O materialismo e o naturalismo são falsificáveis?

13. O universo em que vivemos é um universo euclidiano? Pode um universo euclidiano ser distinguido empiricamente de um universo lobachevskiano?



14. Se os movimentos entre os corpos celestes são relativos, porque é que se diz que o heliocentrismo está certo e o geocentrismo está errado?