1. As variações do preço de petróleo são sempre muito educativas. Ontem um analista responsabilizava a subida do preço do petróleo pela inflação. Mas tendo em conta que a massa monetária é controlada pelos bancos centrais, talvez não seja má ideia considerar a teoria contrária: a emissão excessiva de moeda causou a subida dos preços do petróleo. O que é certo é que o dólar não é um referencial fixo pois podem ser emitidos tantos dólares quantos o banco central americano desejar.
###
2. Qualquer teoria que tente explicar a subida do preço do petróleo tem também que explicar por que é que o preço do ouro tem estado a subir. Desde 2001, o preço do petróleo em dólares mais que duplicou. Mas se for utilizado o ouro como referência, o preço do petróleo mantém-se mais ou menos igual ao de 2001.
3. O que faz o ecologista perante a subida dos preços dos combustíveis? Afinal, o ecologista sempre defendeu medidas draconianas contra os combustíveis fósseis. Não há medida mais eficaz contra as emissões de CO2 do que o aumento dos preços dos combustíveis. Os ecologistas deviam estar a celebrar, afinal os mercados estão a conseguir aquilo que eles sempre desejaram. E no entanto, não os vemos a celebrar. Porquê? Porque eles não gostam dos mercados e preferem a via do contrato colectivo, isto é, a via da auto-coacção colectiva.
4. E depois há os que defendem ao mesmo tempo que o estado tome medidas draconianas contra as emissões de CO2 e que faça alguma coisa para minorar os efeitos do aumento do preço dos combustíveis. Os que defendem que o Protocolo de Quioto seria benéfico para a economia, mas que consideram que um choque petrolífero seria péssimo para a economia.
5. Há ainda um grupo, com gosto para as teorias da conspiração, que defende que o petróleo está a acabar e que vem aí uma catástrofe económica e civilizacional. De acordo com este grupo, os estados deveriam investir em alternativas ao petróleo para evitar tal catástrofe. Ora, com tanto petróleo ainda enterrado, este grupo de pessoas deveria reconhecer que os mercados afinal não andam a dormir. O preço do petróleo já está a reflectir com anos de avanço sobre os estados uma hipotética escassez futura de petróleo. Com estes preços, existem incentivos mais que suficientes para que os investidores privados comecem a explorar as alternativas ao petróleo. Mas apenas as lucrativas e não todas aquelas a que os ecologistas acham piada.