23.5.05

A rede chinesa

A ler comatenção o artigo no suplemento de economia do Público sobre a forma como a comunidade chinesa faz os seus negócios. Algumas ideias chave:

1. A comunidade chinesa relaciona-se em rede. Um comerciante em Portugal está em contacto quer com os seus congéneres espalhados por toda a Europa, quer com chineses a viver na China.

2. As lojas chineses têm acesso a um sistema de distribuíção grossista que lhes permite aceder aos produtos mais baratos. Coisa que nunca preocupou o pequeno comércio português.

3. Os chineses andam a comprar empresas têxteis à beira da falência especializadas em acabamentos e etiquetagem que podem transformar produtos made in China em produtos com a etiqueta da União Europeia.

4. Em Itália, a região do Prato, uma região tradicionalmente têxtil, é agora dominada por empresas chinesas, que têm o apoio das autoridades locais. A região está a transfomar-se num interposto comercial da China na Europa.

Conclusão: as autoridades portuguesas, em vez de perseguirem os chineses, deviam dar-lhes as boas vindas e rezar para que eles transformem o Vale do Ave na porta de entrada do têxtil chinês na União Europeia.