5.7.06

A filantropia é uma dádiva e não uma devolução II

Alguns leitores escreveram que Bill Gates não mereceu o dinheiro que ganhou porque a Miocrosoft seria um monopólio com práticas anticompetitivas. É uma alegação interessante tendo em conta que:

1. O monopólio da Microsoft foi conquistado graças à preferência livre dos consumidores. Ninguém optou pela Microsoft por ela apontar uma arma à cabeça dos compradores. Os consumidores aderiram voluntariamente.

2. Os consumidores continuam a preferir produtos da Microsoft pagos em vez de produtos idênticos a custo zero.
###
3. Os consumidores sempre preferiram produtos Microsoft aos produtos semelhantes da Apple.

4. Nenhum investidor ou grupos de investidores quis, de sua livre vontade, entrar no mercado da Microsoft, o que significa que mais ninguém, para a além da Microsoft tem capacidade para vender um produto exactamente igual a um preço mais baixo e com igual rentabilidade do capital.

5. Os supostos abusos de posição dominante não envolveram nunca violação da liberdade contratual. Em muitos caos aconteceu precisamente o contrário. A Microsoft foi impedida de produzir bens que o consumidor queria.

6. No processo de anti-trust tentou-se impedir a Microsoft de associar o sistema operativo a um browser quando isso é precisamente aquilo que o consumidor quer.