Na RTP 1, no Prós & Contras, Fátima Campos Ferreira e Saldanha Sanches julgam em directo Isaltino Morais, sem a presença de advogado.
"Caro Dr. Cravinho, o Dr. Isaltino não tem cara propriamente de vítima" (risos histéricos), diz Fátima. Saldanha rebola-se na cadeira, enquanto faz olhinhos de chinês, acompanhados de risinhos envergonhados.
Antes o grande fiscalista já afirmava que a não declaração de juros de contas de depósitos junto de Bancos suiços configura "crime fiscal". E que só tem contas na Suiça quem tem algo a esconder...
Mas o que é isto?????
Eu não simpatizo com o Dr. Isaltino Morais, mas o que a RTP está a passar ao país é hilariante... "Esperto" foi o ex-autarca de Oeiras, que não foi "fisicamente" ao programa, aproveitando o "satélite". É que deve ter sabido que a RTP já tinha preparado um conjunto de pneus e gasolina. Iam resolver logo ali o problema!
Mas já não há decência? O que é feito da urbanidade e do respeito pelos outros e pelo público? Querem incendiar o país? Lixo por lixo, antes a "A Quinta das Celebridades"! A Fátima Campos Ferreira e o Saldanha Sanches mostram hoje a todos a pior face da arrogância televisiva.
Isaltino Morais, se praticou algo que mereça a tutela criminal, que seja julgado! Mas, até lá, poupem-nos a estes tristes espectáculos, patrocinados com dinheiros públicos.
Perante a incapacidade de resolvermos os nossos problemas, dedicamo-nos a "queimar buxas" na praça pública:
Infelizmente na Revolução
só dois ou três
têm razão.
A multidão
faz arte pela arte
ou seja
revolução pela revolução
Cruzeiro Seixas, in "Viagem sem Regresso"
O ambiente está podre. A imagem que a imprensa projecta do país é surrealista: este sensacionalismo que procura, em lume brando, destruir tudo e todos, num frenesim histérico que nada resolve, é típico de sociedades sem valores. Estaremos numa "Viagem sem regresso"? Espero que não. Vou dormir. Mas desanimado.
Rodrigo Adão da Fonseca