18.4.06

Go(d)ogle Gives and Go(d)ggle Takes

Em 1999 o Sr. Moncrief teve uma ideia. Resolveu investir numa loja para pezudos, daqueles que têm pés mesmo muito grandes, 50 e a subir. Uma loja virtual. O negócio de sapatos para pezudos é problemático. A procura está geograficamente micro-fragmentada e há cidades grandes em que se vendem por ano apenas meia dúzia de sapatos para pezudos. Com uma procura tão frágil, poucos apostavam no segmento e os pobres pezudos viviam em permanente ameaça de pé descalço.
### A Internet tem essa vantagem de estar em todo o lado e o Sr. Moncrief, apercebendo-se da força do novo meio, criou uma loja virtual para pezudos a que chamou 2 Big Feet.

A empresa teve sucesso, as vendas foram crescendo e em Novembro de 2003 a loja do Sr. Moncrief prosperava, vendendo 4000 pares de sapatões por mês e alegrando toda a comunidade de pezudos, bastante satisfeitos com o novo fornecedor, sério e competente.

É então que, no dia 14 de Novembro de 2003, as encomendas desaparecem. As vendas caíram 95% de um dia para o outro. O que aconteceu? Desapareceram os pezudos deste mundo? O governo lembrou-se de indexar o IRS ao tamanho dos pés?

Não. Google deu, Google tirou. 95% das encomendas à 2BigFeet originavam-se em buscas no Google. Até essa data, quem escrevesse Big Feet na janela de busca era levado directamente para a loja do Sr. Moncrief. Nesse dia fatídico, a Big Feet saltou para a 15ª página de resultados da busca do Google. A alteração do algoritmo, numa aparente resposta à manipulação dos PageRank que algumas empresas conseguiram realizar com enormes vantagens comerciais, fez muitas vítimas. Por arrasto, a séria empresa do Sr. Moncrief foi na onda.

Na altura, a solução para a 2BigFeet foi recorrer ao Adwords, o sistema de anúncios da própria Google. Nada mais justo. Se a Google tinha contribuído para os lucros do Sr. Moncrief, era natural que tivesse direito a partilhar proveitos.

A 2BigFeet é uma empresa séria e voltou ao topo das buscas da Google, ajudada pela própria história de sucesso e queda. Os PageRank ordenam a relevância dos sites em função dos links que são feitos para essa página e da relevância de quem faz o link. Com tanta gente a debater a desgraça do Sr. Moncrief, o pagerank da 2BigFeet voltou a disparar.

Esta e outras histórias à volta da Google, são contadas em The Search, de John Batelle, co-fundador da revista Wired. Alguns erros de tradução e o pouco cuidado na revisão não tiram brilho ao livro. Lê-se de um fôlego. E se alguém seguir o link e encomendar o livro à FNAC, diga-nos. Já estou a imaginar uma nova parceria de sucesso.

Blasfémias PageRank, IndexPages e BackLinks:

This is my Google PageRank? - SmE Rank free service Powered by Scriptme