11.5.05

COMENTÁRIOS ACERCA DO CASO DO FUMADOR-HERÓI DO GOLFO ARÁBICO


1. Interrogo-me sobre a intervenção do Governo e dos restantes poderes do Estado perante os muitos portugueses que se encontram presos em países estrangeiros devido ao facto de terem violado as leis locais;

2. E os media? Também entram em solidária ebulição sempre que um caso semelhante chega ao seu conhecimento? Alguém na SIC/TSF/TVI, etc., se interessou por alguma acusação feita a um compatriota nosso em alguma parte do mundo?

3. Recordo o extraordinário precedente de Sérgio Godinho (outro artista muito bem relacionado) que, já lá vão uns bons 20 anos, foi apanhado num aeroporto brasileiro com droga. Clamou inocência e gritou cabala. O então PR - na altura bem-pensante mas actual fundamentalista católico - general Eanes amparou-o e o cantor foi solto.

4. Mas a verdade é que um rapazola que se apanha num emirato árabe e não encontra nada mais adequado para fazer do que fumar uns charros merecia penar algum tempo (uns dias, vá lá...) nas prisões muçulmanas só pela intrínseca estupidez do seu comportamento. Onde é que, o agora afamado realizador (??!!), julgava que estava? Nalgum país capitalista onde tudo se permite ou quê?